Você sabe como ganhar a confiança do seu paciente? Você, como médico, já se perguntou isso? A relação entre médico e paciente é algo importante para que todo o tratamento ou consultas sejam positivas.

Quando falamos desse relacionamento, é necessário salientar que não basta ser entre o médico e o paciente, mas de toda a equipe multidisciplinar envolvida, pois esse cuidado deve ser desde o primeiro contato.

Para você tirar a dúvida de “como ganhar a confiança do seu paciente”, fiz este material. Portanto, continue acompanhando e saiba como manter ou iniciar essa relação. Boa leitura!

Como ganhar a confiança do meu paciente?

Analisamos alguns facilitadores para que a sua relação com o seu paciente seja firmada de forma sólida. Veja algumas dicas:

1. Acolhimento do paciente pelo profissional de saúde

O acolhimento quando o paciente chega a um hospital ou clínica é essencial. Essa atitude quebra a resistência do paciente em não se abrir para contar o que realmente sente, dando a ele mais confiança para relatar os detalhes de dores ou situações que o incomodam. 

Assim, a condução da consulta torna-se mais segura. Esse acolhimento pode ser feito quando o paciente chega à clínica ou hospital, dando a ele a sensação de bem-estar e receptividade.

2. Informações sigilosas

Informe ao paciente que todas as informações dadas dentro da consulta serão mantidas em sigilo. Elas serão somente para conduzir o tratamento e para que você, como médico, saiba o histórico do seu paciente. 

Explique que, somente se for necessário, haverá a quebra de sigilo. Essa atitude deixa o paciente mais seguro.

3. O contrato de prestação de serviço

O contrato é o registro formal de todos os procedimentos que serão feitos. Tudo relacionado ao atendimento deve constar nesse documento. Isso faz com que a relação se torne mais segura para ambas as partes. 

Afinal, o registro formal faz com que os dois, paciente e profissional, tenham suas responsabilidades. Além de ser uma maneira de deixar a relação mais transparente.

4. O prontuário

O médico deve sempre registrar todos os atendimentos ao paciente em um prontuário. Este vai, além de garantir a defesa do profissional, assegurar a continuidade do tratamento.

Quando um paciente não precisa repetir todas as informações que já foram ditas, ele se sente acolhido. 

Além disso, sabe que pode confiar no profissional que está atendendo seu caso, pois ele teve o cuidado de anotar para não se esquecer de nenhum detalhe.

5. Construa a sua reputação do mercado que atua

Mais que saber “como ganhar a confiança do meu paciente”, é preciso ter o cuidado de construir e manter a sua reputação no mercado em que atua. 

Afinal, na hora de procurar um médico, os pacientes preferem ser atendidos por aqueles que são bem recomendados. 

Essa credibilidade é um ponto importante para que o paciente se sinta seguro e deposite a sua confiança no profissional que vai tratar o seu caso.

Sendo assim, uma boa relação entre o profissional e o paciente também depende da credibilidade que possui no mercado. Veja como você pode construir a sua reputação:

6. Cada paciente é único

Ser tratado como mais um em uma agenda é algo péssimo. Ninguém gosta de se sentir assim, não é mesmo? Então, não trate seus pacientes como se todos fossem iguais.

Ouça o seu paciente de forma que consiga entender o seu caso e ajudá-lo com eficácia. Essa atenção dada a ele também será uma forma de orientá-lo melhor durante o tratamento.

Ele se sentindo que está sendo tratado como único e especial, vai contribuir para que o tratamento seja um sucesso.

7. Esclareça todas as etapas do tratamento

Pacientes com casos mais graves, normalmente, sentem-se mais inseguros. Afinal, sabem que o tratamento passa por fases e cada etapa requer algo dele, bem como do profissional. 

Seguir as instruções vai depender muito da relação que vocês construíram, pois, se o paciente confiar em você, ele vai abraçar o tratamento com segurança.

Seja gentil, pois esse é um momento delicado na vida dele e, por mais que você saiba da seriedade do caso, exponha isso de uma forma humana. Seja claro em todas as informações, especialmente quanto aos riscos. 

O paciente deve saber por tudo que vai passar para que esteja ciente dos resultados. Não adianta prometer algo que não tem chances de acontecer.

Quando você age dessa forma, mostra para ele a sua intenção de ajudá-lo, mas também diz que é essencial a colaboração dele para que o tratamento seja positivo. Assim, as chances dele seguir todas as suas orientações até o fim são grandes.

Mostre exemplos, caso ele não compreenda um processo e não siga exatamente todos os passos que você disse que serão feitos. 

Dentro da ética, dê a ele a oportunidade de conhecer casos semelhantes e que foram satisfatórios.

Quando o paciente vê a sua disponibilidade em ajudá-lo, o acolhimento e o carinho em cada etapa de um tratamento, essa jornada se torna menos cansativa.

Você, médico, mais que ninguém sabe como são cansativas as idas e vindas em hospitais ou laboratórios de exame, portanto, deixe esse processo menos pesado para o seu atendido.

Conclusão

Ganhar a confiança do seu paciente pode ser algo trabalhoso, especialmente em casos mais graves. Portanto, é preciso dedicação e diálogo para construir essa relação de verdadeira confiabilidade entre vocês.

No entanto, uma vez que você consegue a confiança, o tratamento e toda a sua jornada ao lado desse paciente será de grande sucesso. Tenha a certeza de que nenhum esforço será em vão.

Ficou alguma dúvida sobre como ganhar a confiança do seu paciente? Comente aqui.

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