Você sabe qual a diferença entre clínica e hospital? Afinal, muitas pessoas usam esses termos como sinônimos, mas são estabelecimentos diferentes. 

Sendo assim, eles possuem finalidades distintas também. Não é o mesmo lugar e os atendimentos são diferentes. 

Para quem quer abrir um empreendimento na área da saúde, continue acompanhando e saiba qual a diferença entre clínica e hospital.

Qual a diferença entre clínica e hospital?

Se você não sabe qual a diferença entre clínica e hospital, vou te mostrar agora. Veja:

1 – Clínica

Na clínica, o foco é a prestação de serviços, indo além da consulta médica. Portanto, a sua estrutura costuma ser mais robusta que a de um consultório, contando com mais equipamentos. Afinal, é possível realizar procedimentos diferentes como cirurgias e atendimentos.

A estrutura da clínica deve corresponder com a especialidade em que ela atua. Por exemplo, para abrir uma clínica de neurologia, você terá que equipá-la com eletroencefalograma, ecografia transfontanelar, ressonância, tomografia, etc.

Assim, o custo envolvido para a abertura de uma clínica é superior ao de um consultório. Portanto, é mais usual que ela seja fruto de uma sociedade. Dessa forma, é possível dividir os custos e oferecer um serviço completo de tratamento aos pacientes.

Cirurgias em uma clínica

Uma clínica médica, quando bem equipada, poderá realizar cirurgias. Porém, desde que elas sejam de baixa complexidade. Por exemplo:

Entretanto, se você optar por uma clínica médica por especialidade, não poderá realizar esses procedimentos cirúrgicos, apenas exames referentes a sua área.

Clínica Popular

A clínica popular tem sido uma forma de muitos médicos investirem na área da saúde. Ela é diferente de uma clínica. 

Esses estabelecimentos são alternativas para os pacientes que não conseguem contar com o SUS e não têm plano de saúde. Afinal, são opções com atendimentos e tratamentos a preços mais baixos e acessíveis quando comparados às clínicas tradicionais. 

2 – Hospital

Já os hospitais podem ser: gerais ou especializados. O geral é aquele destinado à prestação de serviços de assistência à saúde em diferentes especialidades e pode dispor de serviço de urgência e emergência (diferenciando-o, portanto, das clínicas médicas). 

O hospital geral ainda deve dispor de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) de média complexidade.

Contudo, o hospital especializado é aquele destinado à prestação de assistência à saúde em apenas uma especialidade ou área. Pode dispor de serviço de urgência e emergência e SADT.

Geralmente é referência regional, tanto macrorregional como estadual. Por exemplo, os hospitais de câncer.

Os hospitais são os responsáveis por atenderem os casos de alta complexidade e emergência. Esses são, normalmente, encaminhados pelos postos de saúde, UPAs, ambulâncias, centros médicos, clínicas médicas ou consultórios.

Outros termos usados para locais médicos 

Agora que você já sabe a diferença entre clínica e hospital, veja outros termos que existem na área da saúde:

Consultório

No consultório, o médico poderá realizar algumas atribuições como: 

O principal objetivo do consultório é o atendimento aos pacientes. É por isso que um consultório precisa ter uma estrutura básica, com espaço privado para os atendimentos, uma ou mais recepcionistas e o próprio médico.

Para abrir um consultório médico você não precisará fazer a abertura de um CNPJ, pois poderá atuar legalmente como pessoa física, necessitando apenas do seu CPF e do laudo de avaliação do imóvel pela Vigilância Sanitária.

No entanto, é recomendado que você registre o seu consultório como uma empresa, em especial, por questões tributárias.

Além disso, poderá ser necessário apresentar outros documentos, como o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), alvará de funcionamento expedido pela prefeitura do município onde se localiza seu consultório e outros tipos de certificados dependendo da cidade.

Consultório On-line

Em alguns países, além do consultório físico, há também a possibilidade de se abrir um consultório on-line. Nesse caso, o médico realizará teleatendimentos. Atualmente, a telemedicina está permitida no nosso país devido à pandemia de covid-19.

Porém, se você quiser investir nessa modalidade, terá de investir em tecnologia, garantindo um bom atendimento e segurança aos pacientes.

Centro Médico

Um centro médico é ainda mais complexo que a clínica e o consultório, abrigando diferentes instalações para prestar vários tipos de serviços de saúde.

Para ser um centro médico é preciso que ele abrigue, obrigatoriamente, mais de um serviço na mesma estrutura.

Assim, enquanto as clínicas concentram profissionais de só uma especialidade, os centros médicos contam com profissionais de especialidades diversas.

Contudo, na prática, essa diferenciação pode ser mais complicada, uma vez que alguns centros médicos costumam se autointitularem como clínicas de especialidades médicas.

Da mesma forma que as clínicas, os centros médicos também podem contar com salas de cirurgia, consultórios de atendimento e salas de exames.

Para abrir um centro médico é preciso seguir as mesmas normas para as clínicas, inclusive com a obtenção do CNPJ.

UPAs

Além de consultório, clínica, centro médico e hospital, ainda existem outras possibilidades como as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Elas funcionam como um meio-termo entre centro médico e hospitais, com mais recursos que um posto de saúde.

As UPAs funcionam 24 horas, inclusive nos finais de semana, e não possuem leito de internação ou centro cirúrgico. 

São usadas para: traumas cranianos, paradas respiratórias, exames laboratoriais de urgência, dor torácica moderada, dor abdominal moderada etc. e integram a rede básica de saúde do SUS.

Portanto, trata-se de um estabelecimento público do Município ou do Governo Federal.

Conclusão 

Agora você já sabe a diferença entre clínica e hospital, bem como o que é centro médico, consultório físico e on-line, e UPA.

É importante saber qual a diferença entre esses estabelecimentos para fazer o registro correto da sua empresa, além de prever o crescimento do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *