Fazer a transferência do FIES para Medicina é uma dúvida de muitos alunos. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma oportunidade para muitas pessoas darem um passo rumo a um futuro melhor.

Mas imagine você, no meio de uma trajetória de sucesso, decidir mudar de curso e, nesse caminho, se apaixonar pela área da saúde. Então, como fazer para transferir o FIES? Será que é possível?

Sabemos que perder o benefício pode ser assustador. Por isso, vou mostrar como fazer a transferência do FIES para Medicina. Por isso, continue acompanhando e saiba como fazer essa mudança.

Posso fazer transferência do FIES para Medicina?

Sim, é possível mudar o FIES de curso. Logo, se você encontrou uma faculdade ou um curso que atenda melhor às suas necessidades e objetivos, pode fazer a transferência.

Portanto, não precisa se preocupar porque o Novo FIES permite a você fazer essa mudança.

No entanto, o sistema não libera duas alterações simultaneamente. Sendo assim, se você vai mudar para o curso de Medicina, deve ser na mesma faculdade. Isso porque o projeto não irá alterar a faculdade e o curso. Além disso, para cada uma delas, há critérios que precisam ser atendidos.

Nesse caso, se você já faz graduação de Medicina na instituição em que estuda, ao solicitar a transferência de faculdade será possível mudar para o mesmo curso. Assim, você só precisa avaliar se a instituição futura é melhor que a atual.

Quais são as condições para a mudança do FIES?

Para a transferência do FIES para Medicina, seja para troca de curso ou faculdade, há duas chances no ano. A primeira ocorre no meio dele, por volta de junho e a outra no final, em meados de dezembro.

Entretanto, para você saber a data exata é preciso ficar de olho no site do FIES, conhecendo as regras de troca de curso ou de faculdade.

Para mudar de curso

Neste caso, a faculdade é a mesma, porém, você quer fazer a transferência do FIES para o curso de Medicina.

Antes de mais nada, aconselho você a dar uma olhada na grade do curso. Dessa forma, você vai se especializar e enfrentar todos os desafios dessa carreira.

Para fazer a mudança de curso é preciso:

Para mudar de faculdade

Para mudar de instituição de ensino, você deve se inscrever no mesmo curso da faculdade de origem. 

Portanto, suponhamos que se você faz Jornalismo, ao mudar de faculdade deverá se inscrever na mesma graduação. Não há como mudar a instituição e o curso.

No entanto, sempre escolha um local que seja credenciado ao MEC, Ministério da Educação, e ao FIES. Assim, fica mais fácil transferir o seu financiamento.

Mas, para que a sua transferência seja um sucesso, é importante estar com o pagamento do valor do FIES em dia. A transferência de curso ou instituição não isenta você da quitação das parcelas já usadas.

Como fazer a transferência do FIES?

Agora, vou mostrar o passo a passo para fazer a transferência do FIES para Medicina. O processo é feito virtualmente e de forma bem simples. É necessário:

Ao chegar nessa parte, para você mudar de curso é necessário incluir os dados da faculdade e o nome da nova graduação. No caso, o curso de Medicina. 

Sendo assim, basta deixar a data em que vai deixar a graduação de origem e preencher o campo “números de semestres a cursar”.

Em seguida, irá aparecer para você a tela com a quantidade de semestres que vai precisar cumprir para obter seu diploma no novo curso. Quando tiver feito todas as solicitações, clique em gravar para prosseguir. 

Tudo o que foi registrado aparecerá na conferência e correção. Agora, é só conferir para ver se não há nenhum erro que prejudique a sua transferência do FIES para Medicina.

Com isso, é só imprimir ou salvar o comprovante, aguardar que a solicitação seja analisada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Caso seja aprovada a transferência, é preciso ir à CPSA da sua faculdade.

Por que fazer essa transferência?

Antes de tomar essa decisão, é necessário analisar se realmente vale a pena essa troca. Portanto, no caso de transferência do FIES para Medicina é preciso verificar qual a sua real motivação. Afinal, essa decisão pode alterar a data da sua formação e mudar sua vida!

Além disso, não se esqueça de ficar atento à nota de corte do Enem, pois para mudar de curso é necessário que a nova graduação tenha a mesma pontuação do curso atual. Embora você não tenha acesso à qualidade de ensino, é importante se atentar a esse detalhe.

Se você quer mudar de faculdade, certifique-se que a instituição é de renome, com tradição e, especialmente, um bom ensino. 

O seu corpo docente é qualificado? A nota do curso é alta no Enade? Ela é reconhecida pelo MEC? A faculdade possui uma boa infraestrutura, com uma robusta biblioteca e atende a todas as suas necessidades?

Certifique-se que estará escolhendo sempre o melhor caminho para atingir seus objetivos. Mais do que ir para o curso de Medicina, você deve saber se ele vai lhe fazer realizado profissionalmente, no futuro.

A transferência do FIES para Medicina não é complicada, mas, como vimos, precisa de uma análise. 

O processo é todo virtual e o resultado não demora muitos dias. Portanto, fique sempre atento ao portal para conferir a sua resposta.

Se tiver dúvidas e problemas para fazer a transferência do FIES para Medicina, fale com um advogado especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *